domingo, 30 de maio de 2010

LENDA DE OSSANHA


Ossanha

Divindade das folhas medicinais e liturgicas. Detentor do axé (força, poder, vitalidade). Seu símbolo é uma vara de ferro com sete pontas dirigidas para cima, com a imagem de uma pomba na ponta central.

Dono dos segredos e das folhas, é considerado “médico”. Sua importância é tão fundamental, que nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença.

ARQUÉTIPOS

Pessoas de caráter equilibrado, capaz de controlar seus sentimentos e emoções, defensor da natureza, porém sem julgar ou condenar.

As simpatias e antipatias jamais intervém em suas decisões ou influenciam suas opiniões.

LENDAS

Ossanha era o filho caçula de Iemanjá e Oxalá, e, desde pequeno, vivia no mato. Tinha uma habilidade especial para tratar qualquer doença, por isso viajava pelo mundo inteiro, sempre sendo recebido com carinho pelo rei de cada tribo. Ele recebeu de Olodumaré o segredo das folhas, assim, sabia qual delas curava doenças, trazia vigor ou deixava as pessoas mais calmas. Os outros Orixás invejavam o irmão, pois não tinham este poder e dependiam de Ossanha para ter sucesso. Ele cobrava por qualquer trabalho, aceitando mel, fumo e cachaça como pagamento pelas curas que realizava. Xangô, que era temperamental, não admitia depender dos serviços de Ossanha , e, por isso, pediu a sua esposa Oyá , Orixá dos ventos, para que as folhas voassem em direção a todos os Orixás, para que cada qual exercesse domínio sobre uma delas. Em meio à ventania, Ossanha repetia uma reza, enquanto cada Orixá se apossou de uma folha, mas com essa reza, Ossanha evitou que seu poder fosse distribuído entre os irmãos, pois só ele conhecia o axé de cada uma delas e o segredo de pronunciar essa reza de maneira a conservar o poder sobre elas. Com sua sabedoria, até hoje Ossanha permanece o rei das ervas, sendo considerado o Orixá da medicina.

Oferenda: pipocas, 01 opeté (batata inglesa cozida e amassada em forma de pêra), rodelas de lingüiça, figos, alface, tudo ajeitado em uma bandeja enfeitada com papel verde e amarelo.

Local de entrega: matas a beira de rio, dentro das matas.

Responde com Bára no cruzeiro, muito raro, para abrir caminhos para dinheiro.

Com Xangô e Oxum na pedreira, mata e cachoeira, para dinheiro e negócios.

Com Oxum e Ogum na mata para saúde.

Na praia com yemanjá para saúde da mente.

Orixá muito invocado para solucionar problemas de saúde em todos os sentidos, por ser ele o guardador do ouro de Oxum, também o oferendamos para que não nos deixe faltar o dinheiro para nossos gastos diários. Como já foi dito, Orixá indispensável em qualquer ritual, pois sendo ele dono das ervas, e conhecimentos de saúde, é impressindível sua presença.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal,Abraços.

Anônimo disse...

legal