domingo, 30 de maio de 2010

LENDA DE OBÁ


Obá

Orixá de forte personalidade, intrigante, dona do corte da navalha, da roda, ela que faz a vida girar para frente ou para trás.

Primeira esposa de Xangô, a mais velha, nunca foi amada, por isso, é dona do amor impossível.

Arquétipos:

São pessoas envolventes, sedutoras, temperamento forte, objetivas, agressivas e temerosas ao mesmo tempo.

LENDA

Obá é a senhora da sociedade Elekoo , porém no Brasil esta sociedade está muito restrita, sendo assim, esta sociedade passou a cultuar Egum . Deste modo, Obá é a senhora da sociedade Lesse-Orixá. Ela é uma das três esposas de Xangô.

Oxum aconselhou a ela que retirasse uma das orelhas para dar a Xangô em um prato de Amalá, ela o fez, quando viu que Oxum não tinha feito isso antes, evocou-se e as duas brigaram, Xangô em sua ira as expulsou de casa, transformando-as em dois rios.

Obá usa a festa da fogueira de Xangô para poder levar suas brasas para seu reino, desta forma é considerada uma das esposas de Xangô mais fiéis a ele.

Oferendas: Opelé ( cangica amarela cozida, feijão miúdo cozido, tudo misturado com dendê e tempero verde. Tudo arrumado em uma bandeja enfeitada com um papel rosa.

Local de entrega: Encruzilhadas no canto, entradas de matas e dentro do mato.

Domínio: dona do corte, daquilo que era seu e foi pra sempre, dona da navalha, brigas, término de acordos, alianças, contratos, dona do amor impossível, diferente.

Após Bará abrir o caminho e Oyá impulsionar, chega a vez de Obá , nos levar a frente, atrás da indicação de Odé .

Responde do cruzeiro com Bará , pela abertura de caminhos e vitórias.

Na mata com Ogum, Xangô, Oyá , eguns , carregos, demandas.

Orixá muito usado, para amenizar conflitos entre pessoas, defesa em veículos, viagens, para abrir caminhos, solucionar coisas difíceis, separar e unir coisas e pessoas.

Nenhum comentário: