domingo, 30 de maio de 2010

LENDA DE OXUM


Oxum

Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, cuida dos recém nascidos, lavando-os com suas águas e folhas refrescantes. Jovem e bela mãe, mantém suas características de adolescente. Cheia de paixão, busca ardorosamente o prazer. Mulher vaidosa, é a mais bela das divindades e a própria malícia.

É sensual e exibicionista, consciente de sua rara beleza, e se utiliza desses atributos com jeito e carinho para seduzir as pessoas e conseguir seus objetivos.

ARQUÉTIPOS

Pessoas graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. São o símbolo do charme e da beleza. Voluptuosos e sensuais, porém mais reservados que Oyá. Sob a aparência graciosa e sedutora, escondem uma vontade muito forte e um desejo de ascensão social.

LENDAS

Quando Oxalá estava criando o mundo, escolheu Oxum para ser a protetora das crianças. Ela deveria zelar pelos pequeninos desde o momento da concepção, ainda no ventre materno, até que pudessem usar o raciocínio e se expressar em algum idioma. Por isso, Oxum é considerada a deusa da fertilidade e da maternidade. Por sua beleza é também tida como a deusa da vaidade, sendo sempre representada por uma figura jovem e bonita, olhando-se em seu espelhe e abanando-se com seu leque. Segunda esposa de Xangô, considerada a mais bela de todas, teria sido presa pelo marido ciumento na torre do castelo que habitavam. Passando por ali, Bará ouviu o choro de Oxum e quis saber a razão de sua tristeza. Após ouvir a história, pediu a Oxalá que intercedesse por ela. Este assim o fez, espalhando sobre Oxum um pó mágico que a transformou em pomba, possibilitando sua fuga. Por isso a pomba é considerada um animal sagrado.

Oferenda: cangica amarela, mel, quindins, flores, perfumes, tudo ajeitado em uma bandeja enfeitada com papel amarelo.

Local de entrega: rios, cachoeiras, praias.

Domínio: Responde com Bará Ajelú , pelas crianças, aberturas de caminhos e dinheiro; Responde com Xangô na pedreira, pelos negócios, justiça e crianças;

Responde na mata com Ossanha , pelos negócios, dinheiro, saúde.

Responde nas águas com Yemanjá e Oxalá, por clareza, fertilidade, prosperida , paz e harmonia.

Oxum uma das divindades mais homenageadas e aclamadas do panteão africano, por ser ela dona do ouro, amor e fertilidade. Inovada para resolver problemas amorosos, financeiros e saúde em crianças, bem como problemas com gravidez. Grande mãe do amor, sempre socorre a todos, ajudando em todas as causas, como tem ligação com todos os demais Orixás, nada lhe passa desapercebido e não há nada que não consiga

Nenhum comentário: